Show da Fé Juventude marca retomada dos grandes eventos da Igreja da Graça no Centro de São Paulo
13/08/2025
Estudo científico revela que frequentar a igreja, semanalmente, amplia o tempo de vida
15/08/2025
Show da Fé Juventude marca retomada dos grandes eventos da Igreja da Graça no Centro de São Paulo
13/08/2025
Estudo científico revela que frequentar a igreja, semanalmente, amplia o tempo de vida
15/08/2025

Albert Benjamin Simpson transformou os marginalizados em prioridade da missão global

O pastor canadense Albert Benjamin Simpson (1843-1919)
Foto: Reprodução – modificado por IA

Por Patrícia Scott*

Enquanto as grandes cidades americanas fervilhavam com imigrantes e novos desafios sociais, um pastor canadense surgia como uma força motriz do evangelismo moderno. Mais do que um pregador eloquente, Albert Benjamin Simpson (1843-1919) foi um teólogo visionário, autor prolífico e fundador de um dos movimentos cristãos mais influentes do mundo: a Aliança Cristã e Missionária (C&MA, a sigla em inglês), fundada em 1897, nos Estados Unidos, e hoje presente em mais de 80 países.

Nascido em 15 de dezembro de 1843, em Bayview, nas proximidades de Cavendish, na Ilha do Príncipe Eduardo, Albert Simpson cresceu em uma família profundamente ligada à tradição calvinista presbiteriana escocesa. Filho de James Simpson Jr., construtor naval e comerciante, e de Janet Clark, descendente de uma das famílias fundadoras de Cavendish, Albert era o quarto de seis irmãos. Devido à crise econômica, a família se mudou para Ontário, no Centro-Leste canadense. Aos 15 anos, o jovem teve uma experiência de conversão durante uma reunião de reavivamento dirigida pelo notável evangelista irlandês Henry Grattan Guinness – evento que marcaria o início de sua vocação pastoral. Mais adiante, formou-se no prestigiado Knox College, da Universidade de Toronto, sendo ordenado ao ministério pela Igreja Presbiteriana do Canadá em 12 de setembro de 1865. No dia seguinte, ele se casou com Margaret L. Henry, com quem teve seis filhos: Albert Henry, Melville, James, Mabel, Margaret e Howard.

Aos 21 anos, Simpson assumiu o pastorado da influente Igreja Presbiteriana Knox, no município canadense de Hamilton, onde permaneceu por oito anos. Em 1873, mudou-se para os Estados Unidos e passou a liderar a Igreja Presbiteriana da Chestnut Street, em Louisville, no estado do Kentucky. Foi quando sua visão pastoral começou a se expandir para além das estruturas tradicionais, buscando alcançar os que estavam à margem da sociedade. O ponto de virada na trajetória do pregador ocorreu em 1880, com sua mudança para a cidade de Nova Iorque. À frente da Igreja Presbiteriana da Rua 13, passou a publicar a revista The Gospel in All Lands(O Evangelho em todas as terras),primeiro periódico missionário ilustrado. Em 1911, a revista passou a se chamar Christian Alliance Missionary Weekly (Semanário Mis­sio­nário da Aliança Cristã) e, posteriormente, Alliance Life (Vida em Aliança), publicação oficial da C&MA.

Capa de uma edição de Alliance Life
Foto: Reprodução

Nova jornada – Após vivenciar uma experiência de cura divina e ser, agora, batizado por imersão, em 1881, deixou a Igreja Presbiteriana da Rua 13 para iniciar um ministério independente, o Tabernáculo do Evangelho, espaço voltado aos marginalizados nova-iorquinos. Em 1882, Albert Simpson iniciou aulas de treinamento informal para, segundo ele, alcançar os povos negligenciados do mundo com os recursos negligenciados da igreja. No mesmo ano, fundou o Missionary Training Institute, a primeira faculdade bíblica da América do Norte com foco em formação multicultural de missionários – embrião do atual Nyack College e do Alliance Theological Seminary.

Sua teologia, profundamente centrada na figura de Cristo, foi sintetizada no conceito do Evangelho de Quatro Faces: Jesus como Salvador, Santificador, Médico Divino e Rei Vindouro, representados no símbolo da Aliança por uma cruz, uma bacia, um jarro e uma coroa. As reuniões semanais do tabernáculo tratavam especialmente do ensino da cura divina, tema que o distanciou das denominações protestantes tradicionais e o aproximou do nascente movimento pentecostal.

Embora abraçasse os dons espirituais e a plenitude do Espírito Santo, Simpson divergia da doutrina pentecostal da “evidência inicial”, segundo a qual o falar em línguas seria a prova indispensável do batismo espiritual. Essa posição teológica tornou a C&MA uma denominação independente e, ao mesmo tempo, uma referência teológica entre os pentecostais. Em 1887, durante a primeira convenção anual de verão em Old Orchard, no estado do Maine, no Nordeste dos EUA, Simpson fundou oficialmente duas organizações: a Aliança Cristã, voltada ao despertamento missionário nas igrejas locais, e a Aliança Missionária Evangélica, um conselho de envio de missionários. Ambas se fundiriam em 1897, dando origem à Aliança Cristã e Missionária (C&MA).

Em 1889, a igreja fundada por Simpson se mudou para a esquina da Rua 44 com a Oitava Avenida, em Nova Iorque, onde nasceu a base operacional para o evangelismo urbano e as missões internacionais. Naquele mesmo ano, a Aliança foi organizada também em solo canadense. Simpson pregou em países da Europa, visitou missionários na Ásia (Índia, China e Japão, em 1893) e, em 1910, esteve na América Latina, com paradas no Brasil, Chile, Peru, Equador e na Argentina.

Em seu livro mais influente, A larger christian life (Uma vida cristã maior, em tradução livre), de 1890, defendeu uma visão ampla da igreja como um centro de cura, acolhimento e treinamento espiritual. Além de teólogo e pastor, Simpson foi poeta e músico: escreveu mais de 120 hinos, dos quais 77 estão presentes no hinário oficial da denominação, Hymns of the christian life (Hinos da vida cristã).

Albert Benjamin Simpson faleceu em 29 de outubro de 1919, aos 76 anos, após uma noite em vigília de oração pelos missionários da Aliança. Seu corpo foi enterrado no campus do Nyack College, em Nova Iorque. Em 30 de abril de 2025, com o encerramento das atividades do campus, seus restos mortais foram transferidos para o Cemitério Oak Hill, em Washington (EUA). (*Com informações de Wikipédia, Círculo de Cultura Bíblica, Hope Faith Prayer e Poder da Ressurreição).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *